
Evento no Ceeja discutiu as relações África/Brasil
Atividade teve programação cultural e interdisciplinar
Ant1 de 1ZoomProx
Atividades culturais e debates no Projeto Escola de Sacis do Ceeja - Foto: Ricardo Prado
O Ceeja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) “Sebastiana Ulian Pessine” apresentou ontem programação alusiva aos 122 Anos da Abolição da Escravatura, comemorada anualmente no dia 13 de maio.
O Evento faz parte do Projeto Escola de Sacis, desenvolvido na unidade e teve por meta discutir a tolerância e as várias formas de preconceito, através de atividades culturais. O tema abordado foi “África e Brasil: valores e atitudes culturais”
A programação envolveu exposição de artesanato, textos, desenhos e pintura; vídeos relacionados à influência do vocabulário africano no “português” do Brasil; debate sobre as relações geopolíticas e culturais entre Brasil e África e o negro e a desconstrução do preconceito; a exibição de trechos do filme “Amistad” (1997) de Steven Spielberg. No palco livre, apresentação acústica com alunos e convidados e, ainda, intervenção dos participantes por meio de proposta de atividades de leitura e produção textual através de diversos gêneros textuais.
O professor João Paulo de Souza lembra que as oficinas interdisciplinares do Projeto Escola de Sacis contribuem para a reflexão sobre o papel do docente enquanto pesquisador. Mais informações no site: http://projetoescoladesacis
2010.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário